Dra. Cristiane Gusmão utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Dúvidas

CONHEÇA AS DÚVIDAS MAIS COMUNS
Cada paciente é único e, por isso, a avaliação é fundamental para uma indicação assertiva. Com tantas opções de cirurgias plásticas, algumas dúvidas são comuns e frequentes sobre os vários tipos de procedimentos.

Abdominoplastia

Abdominoplastia deixa uma cicatriz visível?
Sim. A cicatriz resultante de uma abdominoplastia é visível, porém discreta e reduzida para ficar escondida sobre roupas íntimas ou peças de banho (biquínis e maiôs). Esta cicatriz, está localizada acima do chamado "monte de vênus" (geralmente na mesma linha da cicatriz da cesárea) e prolonga-se por 2 ou 3 cm, podendo ser maior ou menor que a cicatriz de cesárea, dependendo da extensão da flacidez abdominal a ser corrigida. Mas não se preocupe, conforme a cicatrização, a incisão assume um aspecto mais discreto em cerca de 12 meses.
Pode-se engravidar depois da abdominoplastia? O resultado será prejudicado?
Depende do paciente a decisão de ter mais filhos ou não. Geralmente, a abdominoplastia é indicada para mulheres que já engravidaram e sofreram com diástase (afastamento/relaxamento dos músculos do abdômen), já que esta é uma possível consequência da gravidez. Em todo caso, o resultado da abdominoplastia pode ser mantido mesmo após a gravidez, desde que haja cuidado em relação a uma alimentação balanceada e práticas de atividades físicas controladas. Porém é importante estar ciente da possibilidade de flacidez e excesso de pele na região abdominal. Sugere-se que a paciente tenha filhos antes de optar pela intervenção cirúrgica da abdominoplastia.

Abdominoplastia circunferencial

Quando é possível visualizar o resultado da abdominoplastia circunferencial?
Em cerca de 60 dias. Nos primeiros meses, o abdômen apresenta uma diminuição do inchaço e da sensibilidade. Conforme as indicações médicas, podem ser utilizados drenos, para diminuir o acúmulo de líquidos e o inchaço consequente. Com o passar do tempo, após iniciados os exercícios físicos e as sessões de drenagem linfática, o resultado definitivo será alcançado. De maneira geral após 8 semanas em média mais de 60% do inchaço já terá regredido e ao final de 6 meses o resultado estará muito próximo do definitivo. A cicatriz abdominal após este período ainda vai melhorar visualmente.

Bioestimuladores de Colágeno

Qual a diferença entre preenchimento facial e bioestimuladores?
O preenchimento facial é realizado com a substância de Ácido Hialurônico, que causa inchaço imediato da região indicada para o tratamento. Quem procura pelo preenchimento já possui certo grau de flacidez no rosto ou procuram corrigir o volume das regiões específicas. Já os Bioestimuladores são indicados para pacientes que querem prevenir a flacidez futura e estimular a produção de colágeno no rosto, com menor alteração de volume, essas substâncias atuam na firmeza dos tecidos faciais.

Blefaroplastia

Ocorre um inchaço nas pálpebras no pós-operatório da blefaroplastia?
Sim. É comum que aconteça um edema ou inchaço nas pálpebras devido à intervenção cirúrgica. O tempo de recuperação depende do organismo do paciente, porém, o inchaço costuma ser mais evidente nos 3 primeiros dias. São recomendadas compressas de água fria para diminuir o edema, e em cerca de uma semana é possível visualizar o resultado com mais clareza.

Braquioplastia

A braquioplastia deixa cicatriz visível?
A cicatriz resultante de uma Braquioplastia localiza-se próxima à prega axilar (dobra da axila) em caso de aspiração da gordura sem retirada do excesso de pele. Quando há retirada de excesso de pele também é necessária uma incisão vertical estendendo-se posteriormente ao braço, a qual gera uma cicatriz maior e visível, que conforme o período de recuperação pode reduzir e ficar quase imperceptível, tudo depende do organismo do paciente.

Fios de tração

Qual a vantagem dos fios de tração?
Para muitos pacientes, a maior vantagem de optar pelos fios de tração é o fato de o procedimento ser pouco invasivo e ter um tempo de recuperação muito menor que o de uma cirurgia plástica.

Gluteoplastia

A colocação de prótese glútea deixa cicatriz visível?
Depende da cicatrização do paciente. Assim como toda cirurgia, a Gluteoplastia deixa cicatrizes, porém, a cirurgia de prótese glútea permite que a cicatriz fique em um local bem disfarçado, tornando-a praticamente imperceptível.

Lifting de coxa

Quando é possível observar os resultados do lifting de coxas?
Nos primeiros meses, há um edema (inchaço) e a raiz da coxa apresenta certa falta de sensibilidade. Normalmente, o resultado definitivo pode ser visto depois de 12 meses, que é o período necessário para a acomodação dos tecidos e amadurecimento da cicatriz. Contudo, esse resultado varia de pessoa para pessoa.

Lipoabdominoplastia

Como fica a cicatriz após o procedimento de lipoabdominoplastia?
Quanto maior o grau de flacidez maior o tamanho das incisões para a retirada de pele e remodelagem do contorno corporal.

Lipoaspiração

É possível eliminar toda a gordura com a lipoaspiração?
A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica recomenda a retirada de no máximo 7% do peso corporal. Entretanto, é bom enfatizar que o objetivo da lipo não é o emagrecimento. A Lipoaspiração não deve ser uma alternativa à obesidade.

Lipoaspiração de Papada

Existe outro procedimento para eliminar a gordura da parte inferior do queixo?
Além da lipoaspiração, também é possível realizar a lipo laser, a aplicação de enzimas, a´cido polilático ou adicionar fios de tração na região do queixo, porém a lipoaspiração de papada é a mais eficiente dos métodos pois possibilita a retirada completa do excesso de pele e gordura do local.

Lipoescultura

Em quais partes do corpo é possível fazer Lipoescultura?
Pode-se realizar lipoescultura de qualquer parte do corpo onde haja excesso de gordura ou pouco volume corporal. As exceções são a face, as articulações e as regiões abaixo dos joelhos. As regiões mais comuns são o abdômen, o dorso (costas) e os flancos com reimplantação nos seios e glúteos.

Mamoplastia Redutora

Qual o tipo de cicatriz da mamoplastia redutora?
Depende da anatomia do paciente. Diferentes técnicas podem ser utilizadas, sempre dependendo da consulta médica inicial para indicação da técnica correta, e a consequente cicatriz resultante. A técnica mais utilizada é a conhecida como cicatriz em “T” invertido, partindo do mamilo em direção ao sulco da mama e finalizando com uma incisão horizontal.

Mamoplastia de aumento

As próteses de silicone causam problemas para a saúde?
O silicone medicinal se mostra seguro ao longo dos anos.
Como é escolhido o tamanho das próteses de mama?
São tomadas algumas medidas das mamas e tórax que guiam na escolha do tamanho mais indicado buscando a harmonia e proporção. Leva-se ainda em consideração a capacidade elástica da pele dos seus seios.
A prótese de mama corrige a flacidez das mamas?
A cirurgia de prótese de mama serve para aumentar o volume das mamas, preenchê-las. Isso certamente causará uma distensão da pele. No caso de uma pequena flacidez e excesso de pele, este será corrigido. Porém, em caso de grande flacidez (ptose-queda), a distensão pela prótese poderá não ser suficiente, sendo necessário retirar pele.
A prótese pode camuflar diagnósticos de exames de imagem, como mamografia ou ultrassom?
A presença de próteses mamárias não interfere na realização dos exames para detecção de doenças mamárias. Pode-se fazer normalmente seus exames.
Posso amamentar normalmente mesmo com a prótese?
Sim. A lactação e toda a fisiologia da glândula mamária não são alteradas. Logo, você poderá amamentar normalmente, se tiver os estímulos hormonais da lactação normais.
Preciso trocar a prótese depois de um determinado tempo?
As próteses atuais não possuem “prazo de validade”. Só há necessidade de troca em caso de alguma complicação, como ruptura e contratura.
As próteses têm data de validade?
Não existe nenhum dado científico relacionado a quanto tempo uma prótese dura.
É possível melhorar o formato dos seios sem aumentar o tamanho?
Sim. Os implantes mamários também podem ser usados para ajudar na forma geral da mama. Um pequeno implante pode ser usado para preencher a parte superior das mamas, que costuma perder projeção com o tempo e aumento da flacidez, sem afetar realmente o volume total.

Mommy Makeover

Quanto tempo depois do parto posso realizar a cirurgia plástica de mommy makeover?
É recomendado que a paciente que deseja se submeter às cirurgias que aguarde de 6 meses a 1 ano após o período de amamentação para realizar a cirurgia de Mommy Makeover.

Ninfoplastia (Cirurgia Íntima)

A Ninfoplastia diminui apenas o tamanho dos lábios?
Não. Este procedimento pode corrigir a flacidez e a perda de volume dos grandes lábios; assim como, melhorar o “Monte de Vênus” caso haja flacidez ou excesso de gordura.

Otoplastia

A orelha de abano pode voltar?
As chances são pequenas, mas existem. Por isso é importante seguir as orientações médicas no período pós-operatório. Em geral, a recidiva é mais comum em operações na infância, já que a pele e a cartilagem da orelha sofrerão transformações em tamanho.

Preenchimentos Faciais

De qual região é retirada a gordura do paciente para realizar a lipoenxertia?
Pode ser retirada de qualquer parte do corpo com tecido adiposo sobressalente, porém precisa vir do próprio paciente, onde o mesmo pode optar por combinar lipoenxertia facial com uma lipoescultura corporal ou seguir como procedimento básico, onde a gordura é geralmente retirada da região abdominal ou coxas.
Existe um limite de aplicações ou posso fazer quantas vezes eu quiser?
Não há problemas em reaplicar o produto, afinal este é absorvido pelo organismo e é biocompatível com o corpo. É preciso ter cuidado apenas com a quantidade de produto aplicado e a qualidade do mesmo, sendo necessário o acompanhamento com um profissional capacitado. É importante lembrar que apesar de retardar os efeitos do envelhecimento, este é um processo natural que não pode ser evitado. Converse com um médico especializado e alinhe suas expectativas.
Qual o período de duração dos efeitos dos preenchimentos faciais?
Os tratamentos estéticos são temporários e dependem do produto aplicado. Os preenchimentos feitos com ácido hialurônico duram entre 12 a 18 meses e aqueles que utilizam toxina duram entre 4 a 6 meses.

Ritidoplastia ou Lifting facial / Cirurgia de Castanhares

O resultado da Cirurgia de Castanhares fica natural?
Com as técnicas modernas de cirurgia é possível obter um resultado natural. O resultado pode ser ainda mais agradável quando o paciente possui uma expectativa realista e procura uma intervenção mais sutil. Lembrando que o procedimento não é capaz de reverter ou parar o processo de envelhecimento natural da pele, mas sim amenizar os sinais da idade.

Suspensão de Supercílio

A partir de qual idade pode ser feita a suspensão do supercílio?
Este procedimento é indicado para pacientes (homens e mulheres) a partir dos 30 anos que possuam uma considerável queda na região da face, entorno dos olhos, testa e supercílio. A redução da produção de colágeno diminui a partir dos 20 anos mas apenas após os 30 anos que os sinais do envelhecimento são perceptíveis, além do enfraquecimento muscular facial. A suspensão do supercílio pode retardar o aparecimento desses sinais porém antes dessa idade o paciente pode optar por métodos menos invasivos como aplicações de bioestimuladores.

Torsoplastia

A torsoplastia deixa cicatriz aparente?
A cicatriz depende do modelo de procedimento. A torsoplastia pode ser alta (entre as mulheres fica localizada na altura do sutiã) ou baixa, sendo também chamada de flancoplastia, onde a cicatriz ficará localizada próximo ao quadril do paciente e pode ficar discreta. Em ambos os casos, a cirurgiã fará o possível para que a cicatriz fique disfarçada entre as peças de roupa íntima da paciente.

Toxina Botulínica

A toxina tem efeito imediato?
A aplicação de Toxina Botulínica é procurada geralmente, por pessoas que gostariam de corrigir as rugas ou linhas de expressão. As rugas da testa, o sulco entre as sobrancelhas e os famosos "pés de galinha" costumam aparecer em pessoas com idade mais avançada e podem ser tratados com a aplicação. Dentre as outras indicações para a toxina, aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) estão estrabismo, blefaroespasmo, espasmo hemifacial, distonias e espasticidade. Sendo usada também em tratamento para a sudorese excessiva.

Tire suas dúvidas

Tem coisas que a gente só tem coragem de dizer para o espelho. E nesse momento aparecem diversas dúvidas sobre nosso corpo. Envie sua dúvida.

Conheça a Dra. Cristiane Gusmão

default/image/separador.png

CRM: 22962-GO / RQE Nº: 11694

  • Graduada como Médica em 2002, no Centro Universitário Barão de Mauá em Ribeirão Preto - SP;
  • Residência em Cirurgia Geral na Santa Casa de Limeira - SP;
  • Residência em Cirurgia Plástica na Santa Casa de Santos - SP.