Dra. Cristiane Gusmão utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Abdominoplastia circunferencial

Este procedimento é indicado para pacientes que passaram por uma cirurgia bariátrica ou que sofreram uma perda de peso considerável, o que resulta no excesso de pele sobressalente em volta de todo o abdômen. A retirada de pele devolve ao paciente o contorno corporal e maior simetria visual, além de contribuir para sua autoestima. 
 

Sobre o procedimento

A cirurgia de abdominoplastia circunferencial consiste na retirada de todo tecido epitelial sobressalente no abdômen, flancos e costas (dorso inferior) do paciente. Devido à grande quantidade de pele removida e para garantir a simetria dos resultados, é realizada uma incisão em torno de região da cintura do paciente e em alguns casos pode ser realizada uma incisão longitudinal na região do abdômen para garantir maior retirada de pele, também chamada de abdominoplastia em âncora. 

Após aplicada a anestesia geral, é realizada a incisão e o descolamento da pele dos músculos até o limite superior do abdomen, nesta etapa além do excesso de pele podem ser removidas pequenas hérnias, correção da diástase (afastamento dos músculos retos do abdomen), diminuição da cicatriz umbilical, reposicionamento do umbigo, e em seguida é realizada a sutura. 

Esse procedimento também contribui para a elevação glútea, reformando o contorno corporal na região do tronco e cintura. 
 

default/image/procedimento-intervencao.png
TEMPO DE INTERVENÇÃO

1 -2 horas

default/image/procedimento-anestesia.png
ANESTESIA

Local com sedação ou Geral

default/image/procedimento-hospitalizacao.png
HOSPITALIZAÇÃO

de 12 a 24 horas

default/image/procedimento-recuperacao.png
RECUPERAÇÃO

7 a 15 dias

default/image/procedimento-efeitos.png
EFEITOS

Imediatos

default/image/procedimento-resultados.png
RESULTADOS

Duradouros

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para a Dra. Cristiane

default/image/separador3.png

Pós-operatório

Esta cirurgia é mais invasiva que outros procedimentos e demanda alguns cuidados para garantir uma boa recuperação e durabilidade dos resultados. É importante que o paciente: 

  • Higienize bem as mãos antes de tocar na região operada, principalmente na troca de curativos. 
  • Seguir todo o tratamento com antibióticos e antiinflamatórios a risca de acordo com orientações médicas para evitar a má cicatrização e possíveis infecções.
  • É importante manter uma postura em pé curvada, inclinar o tronco para frente em pelo menos 15º, por 21 dias. 
  • É importante movimentar as pernas para facilitar a circulação sanguínea, porém ao caminhar é necessário dar passos curtos.
  • Utilizar macaquinho ou cinta e meia compressoras nos primeiros 30 dias após a cirurgias, para prevenir a formação de trombose. 
  • Exercite a respiração profunda no primeiros 3 dias após a operação. 
     

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Perguntas frequentes

Quando é possível visualizar o resultado da abdominoplastia circunferencial?
Em cerca de 60 dias. Nos primeiros meses, o abdômen apresenta uma diminuição do inchaço e da sensibilidade. Conforme as indicações médicas, podem ser utilizados drenos, para diminuir o acúmulo de líquidos e o inchaço consequente. Com o passar do tempo, após iniciados os exercícios físicos e as sessões de drenagem linfática, o resultado definitivo será alcançado. De maneira geral após 8 semanas em média mais de 60% do inchaço já terá regredido e ao final de 6 meses o resultado estará muito próximo do definitivo. A cicatriz abdominal após este período ainda vai melhorar visualmente.