Otoplastia
A auricular otoplastia ou apenas otoplastia é uma operação realizada na região da orelha para reduzir a forma, o tamanho e o excesso de pele que causa a chamada "orelha protuberante" ou extensão da orelha. É um procedimento cosmético simples que ajuda a melhorar a autoestima do paciente e simetriza o rosto para torná-lo mais harmonioso.
Sobre o procedimento
A cirurgia envolve a remoção do excesso de pele atrás da orelha e a correção da forma estética. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, essa disfunção atinge 2% a 5% da população e geralmente pode ser revertida com intervenção cirúrgica simples. A auricularoplastia é usada para corrigir o espaço entre a orelha e a cabeça do paciente e para remover o excesso de pele por meio de uma pequena incisão na parte posterior da orelha de modo que a extremidade da orelha fique voltada para a cabeça. Dependendo da anatomia do paciente, a incisão deve ter entre 3 e 5 cm, sem deixar cicatrizes evidentes. Devido à fina camada de pele na região da cartilagem, a cicatrização é eficaz e rápida, sem a formação de tecidos inchados ou quelóides. Esse processo também ajuda na coordenação facial, pois as orelhas ficarão menos perceptíveis de uma perspectiva frontal.
Após a finalização da intervenção, a incisão é fechada, coloca-se um curativo em formato de capacete ou faixa ao redor da cabeça por 24 horas para proteger a área cirúrgica e facilitar a cicatrização.

1 -2 horas

Local com sedação ou Geral

de 12 a 24 horas

7 a 15 dias

Imediatos

Duradouros
Ainda tem dúvidas?
Envie suas perguntas para a Dra. Cristiane

Pós-operatório
A Otoplastia é um procedimento simples, sem grandes riscos cirúrgicos, mas requer cuidados durante a cicatrização para evitar infecções, assimetrias e desconfortos durante o pós-operatório. As orientações são:
- Utilizar uma faixa elástica que promove compressão, nos primeiros 2 dias após a cirurgia. A faixa não poderá ser removida neste período.
- No primeiro mês pós-cirúrgico, recomenda-se o uso de faixas de malha para garantir a cicatrização adequada.
- Nas primeiras 48 horas é necessário repouso completo do paciente com a cabeça elevada.
- Fazer uso dos remédios anti inflamatório e antibióticos recomendados pelo médico.
- Evitar exposição solar da região operada, para evitar manchas na região operada.
- Evitar pressionar ou coçar a região da cirurgia nos primeiros meses.
- Evitar dormir de lado.
Se seguidas as orientações médicas durante o período de cicatrização, os resultados são bastante positivos e corrigem quase completamente a assimetria da região. É importante lembrar que cada organismo responde ao resultado de maneira diferente, alinhe suas expectativas e converse com o médico.
Em casos de cirurgia realizadas em crianças, é possível que a assimetria retorne ao longo dos anos devido ao período de crescimento. Recomenda-se a realização do procedimento após a formação completa e maturidade do organismo do paciente.
DRA. CRISTIANE
ATENDIMENTO VIA TELEFONE (62) 98318-5900 ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
(62) 98318-5900