Dra. Cristiane Gusmão utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Otoplastia

A auricular otoplastia ou apenas otoplastia é uma operação realizada na região da orelha para reduzir a forma, o tamanho e o excesso de pele que causa a chamada "orelha protuberante" ou extensão da orelha. É um procedimento cosmético simples que ajuda a melhorar a autoestima do paciente e simetriza o rosto para torná-lo mais harmonioso.

Sobre o procedimento

A cirurgia envolve a remoção do excesso de pele atrás da orelha e a correção da forma estética. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia Plástica, essa disfunção atinge 2% a 5% da população e geralmente pode ser revertida com intervenção cirúrgica simples. A auricularoplastia é usada para corrigir o espaço entre a orelha e a cabeça do paciente e para remover o excesso de pele por meio de uma pequena incisão na parte posterior da orelha de modo que a extremidade da orelha fique voltada para a cabeça. Dependendo da anatomia do paciente, a incisão deve ter entre 3 e 5 cm, sem deixar cicatrizes evidentes. Devido à fina camada de pele na região da cartilagem, a cicatrização é eficaz e rápida, sem a formação de tecidos inchados ou quelóides. Esse processo também ajuda na coordenação facial, pois as orelhas ficarão menos perceptíveis de uma perspectiva frontal.

Após a finalização da intervenção, a incisão é fechada, coloca-se um curativo em formato de capacete ou faixa ao redor da cabeça por 24 horas para proteger a área cirúrgica e facilitar a cicatrização. 
 

default/image/procedimento-intervencao.png
TEMPO DE INTERVENÇÃO

1 -2 horas

default/image/procedimento-anestesia.png
ANESTESIA

Local com sedação ou Geral

default/image/procedimento-hospitalizacao.png
HOSPITALIZAÇÃO

de 12 a 24 horas

default/image/procedimento-recuperacao.png
RECUPERAÇÃO

7 a 15 dias

default/image/procedimento-efeitos.png
EFEITOS

Imediatos

default/image/procedimento-resultados.png
RESULTADOS

Duradouros

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para a Dra. Cristiane

default/image/separador3.png

Pós-operatório

A Otoplastia é um procedimento simples, sem grandes riscos cirúrgicos, mas requer cuidados durante a cicatrização para evitar infecções, assimetrias e desconfortos durante o pós-operatório. As orientações são: 

  • Utilizar uma faixa elástica que promove compressão, nos primeiros 2 dias após a cirurgia. A faixa não poderá ser removida neste período. 
  • No primeiro mês pós-cirúrgico, recomenda-se o uso de faixas de malha para garantir a cicatrização adequada. 
  • Nas primeiras 48 horas é necessário repouso completo do paciente com a cabeça elevada. 
  • Fazer uso dos remédios anti inflamatório e antibióticos recomendados pelo médico. 
  • Evitar exposição solar da região operada, para evitar manchas na região operada. 
  • Evitar pressionar ou coçar a região da cirurgia nos primeiros meses. 
  • Evitar dormir de lado.

Se seguidas as orientações médicas durante o período de cicatrização, os resultados são bastante positivos e corrigem quase completamente a assimetria da região. É importante lembrar que cada organismo responde ao resultado de maneira diferente, alinhe suas expectativas e converse com o médico. 

Em casos de cirurgia realizadas em crianças, é possível que a assimetria retorne ao longo dos anos devido ao período de crescimento. Recomenda-se a realização do procedimento após a formação completa e maturidade do organismo do paciente.
 

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Perguntas frequentes

A orelha de abano pode voltar?
As chances são pequenas, mas existem. Por isso é importante seguir as orientações médicas no período pós-operatório. Em geral, a recidiva é mais comum em operações na infância, já que a pele e a cartilagem da orelha sofrerão transformações em tamanho.