Dra. Cristiane Gusmão utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Rinoplastia

O tamanho e forma do nariz implicam diretamente na estética das pessoas, ele define a harmonia facial e quando necessário pode ser corrigido para melhorar a respiração e aparência. A rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal que visa, a depender da necessidade, diminuir, aumentar, projetar, ou afinar o nariz, tanto para fins respiratórios quanto estéticos. 

Sobre o procedimento

Além da parte estética, o procedimento também pode ser indicado para correções estruturais para pacientes com dificuldade na respiração, roncos, sinusites, rinites, dentre outros. Este procedimento necessita de anestesia geral para a sua realização, e cada método cirúrgico depende da necessidade do paciente. A recuperação e cicatrização dependem da reação do organismo do paciente e do acompanhamento das diretrizes médicas no pós-operatório. 

Primeiro é realizada a incisão vertical no nariz do paciente de modo a atingir a cartilagem e ossos da região. Dependendo da necessidade, a cirurgiã pode utilizar instrumentos para reestruturar e reposicionar os ossos do nariz, ajustar a cartilagem e remover algumas partes sobressalentes. Em seguida, a quantidade de pele é reajustada e realizada a sutura e o curativo no paciente.

Em geral, o procedimento pode durar entre 3h a 4h. Dependendo do procedimento, a hospitalização não é necessária e o paciente fica em observação por até 12h e depois pode ser liberado no mesmo dia.
 

default/image/procedimento-intervencao.png
TEMPO DE INTERVENÇÃO

2 - 3 horas

default/image/procedimento-anestesia.png
ANESTESIA

Local com sedação ou Geral

default/image/procedimento-hospitalizacao.png
HOSPITALIZAÇÃO

de 12 a 24 horas

default/image/procedimento-recuperacao.png
RECUPERAÇÃO

30 dias

default/image/procedimento-efeitos.png
EFEITOS

4 a 6 semanas

default/image/procedimento-resultados.png
RESULTADOS

Duradouros

Ainda tem dúvidas?

Envie suas perguntas para a Dra. Cristiane

default/image/separador3.png

Pós-operatório

A recuperação deste procedimento é mais complexa por ser realizada em uma parte importante do rosto e em alguns casos até na cartilagem do paciente. Por esse motivo, seguir os cuidados médicos é importante para garantir a recuperação completa do paciente e o alcance dos resultados. Assim: 

  • Após o procedimento, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.
  • É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (roxidão), que geralmente regridem em até 21 dias. A roxidão persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como uma mancha roxa envolta dos olhos e nariz e endurecimento da ponta nasal.
  • Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois em alguns casos é necessária a fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos e dificultar a recuperação.
  • Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).