Rinoplastia
O tamanho e forma do nariz implicam diretamente na estética das pessoas, ele define a harmonia facial e quando necessário pode ser corrigido para melhorar a respiração e aparência. A rinoplastia é uma cirurgia realizada na estrutura nasal que visa, a depender da necessidade, diminuir, aumentar, projetar, ou afinar o nariz, tanto para fins respiratórios quanto estéticos.
Sobre o procedimento
Além da parte estética, o procedimento também pode ser indicado para correções estruturais para pacientes com dificuldade na respiração, roncos, sinusites, rinites, dentre outros. Este procedimento necessita de anestesia geral para a sua realização, e cada método cirúrgico depende da necessidade do paciente. A recuperação e cicatrização dependem da reação do organismo do paciente e do acompanhamento das diretrizes médicas no pós-operatório.
Primeiro é realizada a incisão vertical no nariz do paciente de modo a atingir a cartilagem e ossos da região. Dependendo da necessidade, a cirurgiã pode utilizar instrumentos para reestruturar e reposicionar os ossos do nariz, ajustar a cartilagem e remover algumas partes sobressalentes. Em seguida, a quantidade de pele é reajustada e realizada a sutura e o curativo no paciente.
Em geral, o procedimento pode durar entre 3h a 4h. Dependendo do procedimento, a hospitalização não é necessária e o paciente fica em observação por até 12h e depois pode ser liberado no mesmo dia.

2 - 3 horas

Local com sedação ou Geral

de 12 a 24 horas

30 dias

4 a 6 semanas

Duradouros
Ainda tem dúvidas?
Envie suas perguntas para a Dra. Cristiane

Pós-operatório
A recuperação deste procedimento é mais complexa por ser realizada em uma parte importante do rosto e em alguns casos até na cartilagem do paciente. Por esse motivo, seguir os cuidados médicos é importante para garantir a recuperação completa do paciente e o alcance dos resultados. Assim:
- Após o procedimento, o paciente fica com um curativo de gesso ou acrílico por 7 dias e outro de fita adesiva por mais 7 dias.
- É comum ocorrer na face edema (inchaço) e equimose (roxidão), que geralmente regridem em até 21 dias. A roxidão persiste por até 6 meses, sendo notado pelo paciente como uma mancha roxa envolta dos olhos e nariz e endurecimento da ponta nasal.
- Qualquer trauma no nariz deve ser evitado por 2 meses depois da rinoplastia, pois em alguns casos é necessária a fratura dos ossos nasais, um trauma pode levar ao deslocamento dos ossos e dificultar a recuperação.
- Deve-se evitar calor (sol, banhos e ambientes muito quentes, etc), pois o calor leva ao aumento do edema (inchaço).
DRA. CRISTIANE
ATENDIMENTO VIA TELEFONE (62) 98318-5900 ATENDIMENTO VIA WHATSAPP
(62) 98318-5900